Quem entra para o mundo do desenvolvimento, web ou do digital provavelmente se pergunta: O que é Wireframe? Objetivamente, um wireframe de um site (ou wireframe web) em poucas palavras é um rascunho, esboço, desenho técnico ou esqueleto de um projeto web (site, landing page e apps), que determina o seu corpo na íntegra e mostra aos envolvidos como será a sua estrutura e arquitetura do projeto, o que deverá ter de conteúdo e com toda a inteligência aplicada de UX. Assim como uma casa precisa de um projeto técnico de um arquiteto e/ou engenheiro, um site precisa de um wireframe para ser possível entender e analisar todas as possibilidades, além de alcançar o melhor resultado. Uma espécie de ilustração de como vai ser, mas não confunda com o layout final. Tudo bem?

Veja aqui alguns exemplos de wireframe:

exemplo-app-wireframe

Exemplo de um wireframe de APP – Créditos ao autor – Imagem encontrada no Google

exemplo-site-wireframe

Exemplo de um wireframe de site – Créditos ao autor – Imagem encontrada no Google

 

exemplo-website_wireframe

Exemplo de um wireframe de website – Créditos ao autor – Imagem encontrada no Google

 

exemplo-website-wireframes

Exemplo de um wireframe de Website- Créditos ao autor – Imagem encontrada no Google

 

Qual a importância de um wireframe?

Existem diversos modelos e processos de criação e desenvolvimento de site ou aplicação web (aplicativos e sistemas). Porém, quando o assunto é assertividade e geração de resultados, o wireframe é muito importante. Entenda: É no wireframe que você consegue compreender que tipo de conteúdo o projeto deve conter? Onde deve posicionar este conteúdo? Se sua estratégia é para conversão de leads na internet, você vai conseguir entender qual é a maneira correta de expor o texto, imagens e  call-to-action para incentivar o usuário a preencher os campos necessários com as informações que deseja receber, gerando assim uma conversão. Em outras palavras, você consegue fazer com que a estrutura seja amigável ao usuário e cumpra o propósito do seu negócio, passe a mensagem correta e da forma correta. Motivando assim a melhor performance do seu projeto!

É isso! Se tiver dúvidas ou sugestões, acompanhe aqui os próximos artigos ou fale conosco através do e-mail: contato@intrustweb.com.br. O próximo artigo falará sobre Como fazer um Wireframe? Inscreva-se no blog se quiser recebê-lo e ser avisado.

Bons negócios para nós!
Ricardo Rocha

Voltar ao blog
Assine nossa newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *